sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sem cigarro

Hoje fui a um bar com duas amigas e me lembrei que ainda não comentei nada sobre a Lei Antifumo. Acho que esta foi uma das melhores "invenções" dos últimos tempos. Acho não, tenho certeza!

Está sendo incrível. Agora, depois de dedicar cerca de uma hora me arrumando para sair de casa, o que envolve tomar banho, lavar os cabelos, secar os cabelos, passar perfume, posso ter o prazer de voltar para casa do mesmo jeito!

Não há coisa mais abominável para mim do que me arrumar e quando coloco o pé pra fora de casa, alguém destruir tudo! Sim, porque eu sou uma pessoa muito ligada a cheiros.

Não gosto nem de passar pela cozinha quando estão preparando algo porque acho que os odores "grudam" nas roupas, no cabelo, na pele. Imaginem só o meu desespero com o cigarro então.

A nova lei demorou para chegar. Mas antes tarde, que mais tarde ainda! Já era hora de proibir essa festa da fumaça!

Eu sinceramente comecei a me irritar tanto com os cigarros alheios que criei uma resistência profunda a fumantes. Veja bem...estou eu tranquila no meu canto. Eis que chega um ser humano, acende um cigarro - contra o vento, é claro - e estaciona ao meu lado.

Será que todo fumante é egoísta quanto os que passam por mim? O que faz uma pessoa achar que soprar a fumaça com a boca torta faz com que ela não atinja quem está ao lado? E o que faz alguém achar que esticar o braço próximo a uma janela faz a fumaça simplesmente evaporar da superfície da terra?

E por fim, o que faz uma pessoa pensar que simplesmente o resto do mudo precisa conviver com o seu vício?

Eu uma vez ouvi uma amiga dizer que estavam tirando uma liberdade das pessoas. Em seguida eu perguntei a ela se a minha opção de não fumar fazia mal a saúde dela. Obviamente que não.

Agora, a "liberdade" de fumantes nos importunarem com a suas fumaças mau-cheirosas faziam mal a todos nós, e neste caso, não dá para discutir liberdades!

Por favor, né?

16 comentários:

  1. Marisoca!! Apesar de não concordar 100% com a sua opinião...eu não poderia deixar de elogiar seu texto e sua forma tão simples, direta e envolvente de escrever!
    Sou sua fã! hahahaha!

    PS: isso vale como um pedido de perdão???!!!
    hehehehehe!

    Bjoss amiga!

    ResponderExcluir
  2. Bom texto! E, diferentemente da sua amiga aí, eu concordo com a sua opinião...rs
    Mas dá nada atualizar o blog, no mínimo, uma vez por semana, né Marisa??? hahahahaha... bjsss

    ResponderExcluir
  3. Olá. Meu nome é Juscelino e recebi a indicação do blog através de uma discusão numa comunidade sobre textos no orkut... PARABÉNS por ele! Texto coerente e que abre espaços aos debates. Indicarei o blog a amigos. Lendo o segundo comentário, gostaria de saber da periodicidade das atualizações... Gde abs

    ResponderExcluir
  4. Oiiii... O Ju nem bem acabou a discusão e já veio aqui!!! Eita...rsrsrsrs
    Olha, muito legal seu texto Marisa de Oliveira. Vc tem qts anos? Meu nome é Dilce, sou arquiteta, tenho 35 anos e O.D.E.I.O cigarro... Fazemos aquela produção para sair de casa, banho com óleo perfumado, cremes e mais cremes, perfumes, etc, para ir conversar com o mocinho defumada pelo cigarro alheio?? Afff, não dá, né?! Bjinhos viu... Ah, entrarei aqui sempre ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Marisa. Meu amigo Juscelino me falou sobre seu blog. Gostei muito e acho que você tem potencial para se tornar uma escritora de sucesso. Parabéns por abrir um espaço para o debate de assuntos relevantes. Vou indicar seu blog em meu msn. Só uma dica: tente mantê-lo atualizado, ok?! Abraços, Cleverson!!

    ResponderExcluir
  6. Como fui firme na minha defesa no orkut (e tenho acompanhado os debates sobre o tema) fiz questão de fazer como meus parceiros e vir visitar o blog. Me apresentando... Evandro, 46 anos, babeiro. Então vc defende formas de repressão? Vc defende governantes que não têm coragem de comprar briga com os fabricantes de cigarro, proibindo seu consumo, mas cerceando a liberdade de quem consome algo licitamente. Vc, provavelmente, deve ser daquelas que achava que a ditadura tinha seu lado positivo. Como o texto fala de bares, amigas, etc, deve ser daquelas pessoas da elite que adoram o estado controlando a vida dos cidadãos, tudo em favor da "ordem pública". Triste, triste...

    ResponderExcluir
  7. Boa Evandro! Fora elite favorável à censura! Fora repressores! Fora patricinhas perfumadas! Prefiro mulher com cheiro de mulher.... Não fumo, mas quero a liberdade de conviver com quem fuma!!! Marcos Mattos

    ResponderExcluir
  8. Poxa! Ainda bem que alguém teve a coragem de dizer a verdade nesse blog! A proibição é um absurdo! É um atentado contra a liberdade de cada indivíduo!! A vida é feita do equilíbrio entre os vícios e as virtudes do ser humano! Isso me revolta! Reflita sobre isso Marisa. Abraços, Kelly Cristina.

    ResponderExcluir
  9. Como tem gnt rancorosa, né?! Ei, vcs homens que devem gostar de mulher cheirando cigarro, com pêlo nas axilas, o blog é dela e ela escreve o que quer. Discordou? Monte um blog para vc e escreva. Marisa de Oliveira, muito bom o texto e concordo com a sua opinião! Quero sair linda e cheirosa e voltar pelo menos cheirosa (convenhamos, voltarmos linda é complicado, ainda mais se nos "encontramos" com um gatinho... haushuhasuhuasshasha).. bjs moreee

    ResponderExcluir
  10. Babi, democracia pressupõe respeito pelas opiniões. Tem gnt que concorda, outras não, mas o debate de idéias deve ser livre, sem críticas apelativas. Legal essa Marisa de Oliveira não cercear opiniões contrárias às dela, apesar do espaço ser apenas seu. Abraços calarosos, Pedro Bueno.

    ResponderExcluir
  11. ô louco!!!! Galerinha negócio é sair, divertir, fumar (fora ou dentro) quem quiser e bjar na boca! Podiamos parar com discussões sem sentido, né? Bjss Marisa (aliás, vc poderia colocar foto sua pra vermos, digamos, seu rostinho...hehe... quem sabe não nos encontramos num lugar sem fumo... rs... brincadeira para descontrair o ambiente tenso) Gael

    ResponderExcluir
  12. Boa Gael! Como tem a campanha antifumo, vms iniciar a campanha anti Marisa sem foto!!! hahahahaha... brincadeira gente! Não gosto do cigarro, sou alérgico, mas sei como a lei tem excluído quem se sente bem fumando. araços e beijos, Marquito.

    ResponderExcluir
  13. Sem nos perdemos no debate caros, que sempre é mais enriquecedor que frase do tipo: bjar na boca... Marisa, reflita sobre algusn pontos tocados aqui, como a falta de liberdade de quem se utiliza de algo que o governo considera lícito. É um debate que vai além do tema cigarro, mas sim do cerceamento da liberdade individual e particular (no caso dos donos de estabelecimentos, por exemplo). Abraços, Gioconda

    ResponderExcluir
  14. Concordo com a Gi, o debate está muito bom para pessoas fúteis o estragar... Tenho alergia ao cigarro e acho que o cerceamento da liberdade é ao contrário do que falaram alguns aqui. Eu não fumo e não quero ser incomodado com a fumaça alheia. Quem quiser o fazer, que o faça onde não incomodará ninguém! Sinceros abraços blogueira! Maristella

    ResponderExcluir
  15. Cigarro pra geral, esa é a lei!!! Ai, galera, vamus fuma q é bom dimais!!! Eu fumu qdo to estresado, fumu qdo esto cançado, fumu depos do sexo (é booom), fumu cum cerveja... E esses cara ai não sabe aproveitar a vida e ainda atrapalh os outro! Ai Marisa, vc tem quantus anos? Faiz o q? Bjo pra vc viu

    ResponderExcluir
  16. Acho que essa lei, de fato, é mais justa com os não fumantes, do que injusta com os fumantes. Nós, que não fumamos e que representamos mais de 50% dos casos graves de problemas no pulmão, por conta da fumaça de cigarros alheios, estaremos mais "protegidos" quanto a isso. Já os fumantes, não perderam a liberdade de continuar com seu vício, apenas o terão que fazer em suas próprias casas e/ou Tabacarias.
    Nota 10 para o texto, Marisa!

    ResponderExcluir